História

Fundado em 1993, concretiza o sonho de duas educadoras Isaura Maria Cunha Moni de Freitas e Lucia Maria Cunha Moni Guerra.

O trabalho desenvolvido nessa escola, não está somente a serviço dos saberes. Está principalmente a serviço de seres humanos, crianças e jovens.

PROPOSTA FILOSÓFICA- PEDAGÓGICA

O Colégio Ápice propõe na sua ação educativa, desenvolver a educação baseada na humanização, na responsabilidade, na democracia, na criatividade, no espírito crítico e na autonomia. Esses fatores, sem dúvida, são fundamentais à formação de cidadãos inovadores, solidários e comprometidos com o bem comum. Dentro desse sentido amplo e complexo, o aluno deve ser atendido em toda a sua dimensão. É fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humana. Formação essa que deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona ao ser humano o saber sentir, o saber refletir, o saber ser crítico e o saber ser ético.

As ações pedagógicas e instrucionais adotam diversas formas, considerando-se a peculiar natureza social e cultural dos conteúdos escolares sendo sempre dinamizadas para apoiar e orientar a aprendizagem. A disciplina, aliada a educação reflexiva, permite ao aluno e ao professor navegar em um mundo de possibilidades na linha intermediária entre o ensino tradicional e o ensino moderno. O aluno tem contato com o ensino analítico e, ao mesmo tempo, aprende a organizar o estudo e a pesquisa.

O conjunto de materiais utilizados como ferramentas pedagógicas, considera as necessidades formativas que um cidadão precisa para enfrentar as mudanças culturais presentes na vida e nos perfis profissionais da contemporaneidade.