Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II tem o objetivo de ampliar a aprendizagem dos alunos e de torná-los cidadãos que compreendam a realidade na qual estão inseridos, capazes de reconhecer suas responsabilidades pessoais e coletivas, além de seus direitos e deveres na vida escolar e nas demais comunidades.

Estrutura do Material Pedagógico – Poliedro

A coleção apresenta um projeto gráfico atrativo e ilustrado, que integra visualmente as disciplinas e oferece aos alunos diversas formas de linguagem.

Os livros comportam os conteúdos dos capítulos de forma completa e abrangente. As seções e os boxes variam de acordo com a disciplina, respeitando suas especificidades.

Imagens, ilustrações e esquemas são amplamente utilizados para sensibilizar a recepção e a sistematização do conteúdo, sempre dialogando com a linguagem teórica, que, por sua vez, é adequada a cada ano.

As atividades apresentam questões objetivas e discursivas, o que promove a familiaridade do aluno com os dois tipos de estrutura de exercícios, e as propostas de leitura trazem aplicações cotidianas do conteúdo aprendido, contextualizando-o.

Disciplinas desenvolvidas:

– 6º/ 7º e 8ºano

Língua Portuguesa

Produção de Textos

Estudos Literários

Geometria

Ciências

Espanhol

Filosofia

Escola da Inteligência – (Programa da Escola da Inteligência – Educação Socioemocional – Dr. Augusto Cury)

– 9ºano

Língua Portuguesa

Produção de Textos

Estudos Literários

Geometria

Biologia

Espanhol

Filosofia

Educação Física – As aulas são oferecidas, pela escola, através de modalidades esportivas no contra turno.

Manual do Professor

O SEP (Sistema de Ensino Poliedro) disponibiliza à UP (Unidade Parceira), no Portal Edros, os Manuais do Professor separados por semestre, disciplina e por ano do segmento. Os arquivos apresentam uma descrição detalhada, capítulo por capítulo, de como os assuntos podem ser trabalhados com os alunos, mostrando quais são as orientações e os objetivos e dando também dicas de livros,sites e filmes.

Balcão de Redação

São disponibilizados temas de redação semanais – um para 6º e 7º anos e outro para 8º e 9º. Esse recurso amplia a criatividade e o exercício da escrita, além das propostas já previstas no livro de Português.

Minuto de Leitura

Esse material oferece conteúdos extras postados no Portal Edros, relacionados aos assuntos estudados pelo aluno na semana. São textos, esquemas, games, infográficos, entre outros, que tratam do conteúdo teórico de forma contextualizada e lúdica, auxiliando na aprendizagem do assunto oferecido em sala. Além dos conteúdos específicos para o segmento, artigos gerais também são disponibilizados para apreciação e leitura de todos.

Filosofia

A proposta é introduzir a busca de respostas pela reflexão de situações da realidade do aluno, desenvolvendo a argumentação, a análise de fatos e a organização de ideias, tornando-o um cidadão crítico diante da ação individual e coletiva.

Biologia – 9º ano

Direcionado para o 9º ano, aborda assuntos da Biologia, como células-tronco, teorias evolucionistas, nanotecnologia, etc., antecipando temas do Ensino Médio.
<h42ª Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

A proposta é ampliar a visão de mundo dos alunos, abrangendo aspectos culturais e sociais no aprendizado linguístico. Proporciona o desenvolvimento da escrita, da fala e da compreensão auditiva e leitora.

A UP escolhe uma das línguas para compor a coleção padrão. A segunda língua também pode ser adotada como livro complementar. Acompanha CD de áudio.

Tecnologia Educacional

Um dos recursos disponíveis é o P+, uma ferramenta tecnológica, que conecta os agentes da educação (escola, alunos e pais) em um ambiente de interação e aprendizagem. O P+ está disponível para computadores e dispositivos móveis, facilitando a comunicação e a gestão do processo pedagógico.

Simulados

Com intuito de verificar a aprendizagem, por meio de ferramentas eficientes e capazes de orientar os estudos, o Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP) aplica simulados específicos para as diversas fases do processo educacional:

Ensino Fundamental II