Ensino Médio

O Ensino Médio marca uma mudança na rotina escolar do aluno, com um número maior de disciplinas, e uma organização mais perceptível dos estudos em torno de grandes áreas do conhecimento. Nesse aspecto, o SEP(Sistema de Ensino Poliedro), oferece uma coleção planejada e construída com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio e organizada de forma que aprofunde os conhecimentos dos alunos e, ao mesmo tempo, organize e estimule seus estudos de modo a prepará-los para os exames de seleção que enfrentarão ao final da Educação Básica. A coleção para o Ensino Médio do SEP, que acompanha os dois primeiros anos desse segmento, possibilita o desenvolvimento e a consolidação da aprendizagem, com teoria e exercícios atualizados para que se construa uma base sólida, que será essencial para os estudos no 3º ano.

Estrutura do Material Pedagógico – Poliedro

A coleção fomenta o estabelecimento de vínculos entre o desenvolvimento teórico e o ambiente no qual os alunos estão inseridos, complementando os temas estudados com seções que propõem a leitura de textos históricos, com contextualizações acerca de curiosidades e até mesmo com a proposta de outras formas de linguagem que abordam os assuntos tratados em cada capítulo, como filmes e sites.

A teoria, repleta de ilustrações que possibilitam uma leitura prazerosa, oferece os conteúdos de forma clara, exigindo raciocínio, capacidade interpretativa e outras competências cognitivas do aluno; além disso, os resumos ao final de cada capítulo são ferramentas que facilitam os estudos. Já para potencializar o aprendizado, cada capítulo contém uma grande quantidade de questões atuais de vestibulares e do Enem, divididas entre exercícios propostos e complementares, para um aprofundamento ainda maior do conhecimento.

Ferramentas da Coleção

As UPs (Unidades Parceiras), têm acesso a ferramentas que auxiliam na organização dos conteúdos e na condução do trabalho ao longo do ano letivo, como o planejamento de aulas, os materiais digitais e os simulados periódicos. Estes propiciam aos professores e coordenadores uma avaliação mais precisa dos resultados e uma readequação de metas e estratégias de atuação.

Planejamentos

O SEP oferece um planejamento anual, de acordo com os PCNs do segmento, a fim de auxiliar tanto o professor na preparação de aulas como a coordenação em seu dia a dia. Sua estrutura é clara e fácil de usar.

Manual do Professor

Este material constitui um importante auxílio aos professores deste segmento. Nele, são descritos os direcionamentos gerais da coleção, a estrutura dos livros e as orientações específicas de cada capítulo, fornecendo observações que podem ajudar em sua dinâmica de ensino.

Balcão de Redação

Semanalmente, são publicadas propostas de redação, com alternância entre gêneros e dissertação, que estão em sintonia com os temas de redação dos vestibulares atuais.

Materiais Complementares

Artes

É oferecido ao aluno um panorama histórico e cultural de todos os períodos das artes plásticas e da música desde a sua concepção, na Pré-história, até os movimentos artísticos contemporâneos. São livros que acrescentam muito à formação cultural dos alunos.

Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

A segunda língua também pode ser adotada como livro complementar. O estudo das línguas estrangeiras é voltado para os conteúdos cobrados em processos seletivos. Os livros trabalham os principais tópicos gramaticais e as particularidades de cada língua com o auxílio de exercícios de fixação e complementares, que incluem questões dos vestibulares atuais focadas na interpretação de texto.

Laboratório de Química

Associado ao conteúdo da disciplina, o material oferece experimentos correspondentes aos assuntos abordados em sala de aula para serem realizados na prática. É empregado como forma de fixação das aulas teóricas, mostrando a aplicabilidade dos conceitos em situações-problema reais.

Tecnologia Educacional

Um dos recursos disponíveis é o P+, uma ferramenta tecnológica, que conecta os agentes da educação (escola, alunos e pais) em um ambiente de interação e aprendizagem. O P+ está disponível para computadores e dispositivos móveis, facilitando a comunicação e a gestão do processo pedagógico.

Simulados

Com intuito de verificar a aprendizagem, por meio de ferramentas eficientes e capazes de orientar os estudos, o Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP) aplica simulados específicos para as diversas fases do processo educacional:

Ensino Médio: pensando fortalecer os conhecimentos do aluno do Ensino Médio e aumentar sua confiança para a realização dos exames de seleção de inúmeros vestibulares, os simulados desse segmento são construídos sempre no formato das questões do Enem, para a solução de situações-problema reais, nas quais são necessários conteúdos de todas as disciplinas da coleção.